Acontece na AFPESP

Marília

Evento realizado em 20 de agosto

“Esta homenagem é mais do que merecida, considerando a expressiva contribuição dos associados que edificam a nossa entidade. Esperamos que continuem conosco, ajudando-nos a levar a associação cada vez mais à frente, porque somos uma verdadeira família. Deixo aqui meus parabéns a todos, inclusive em nome do presidente do Conselho Fiscal, William Marinho de Faria, que não pôde comparecer”, afirmou o presidente da Diretoria Executiva, Artur Marques.

0902 imagem interna Marilia 1Artur Marques (presidente da Diretoria Executiva) discursa aos homenageados. Foto: Carlos Marques

Morador da cidade, quem também cumprimentou os associados foi o conselheiro vitalício Claudio Antonio Plaschinsky. “Tenho a honra de representar o presidente do Conselho Deliberativo, Cassio Juvenal Faria. Posso afirmar que nossa associação teve seu crescimento a olhos vistos, sempre se pautando em melhorias para atendimento e bem-estar dos associados. Isso se deve a esta longa caminhada de associativismo. Somos gratos pela confiança, o que nos leva a querer, a cada dia, continuar trabalhando para que os avanços se perpetuem. Meus parabéns.”

Além de representar Marília e região, Plaschinsky teve a satisfação de ser homenageado. Aposentado no cargo de assessor técnico procurador do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), ele completou 50 anos no Quadro Associativo. “Sinto-me extremamente lisonjeado pelo reconhecimento. Sou conselheiro desde 1973 e, na condição de vitalício, desde 1992. É uma honra ser reconhecido.”

0902 imagem interna Marilia 2Artur Marques (presidente da Diretoria Executiva) entrega bóton comemorativo de 50 anos de associativismo ao conselheiro vitalício Claudio Antonio Plaschinsky. Foto: Carlos Marques

Também com 50 anos de associativismo, a professora aposentada Mirlei de Lourdes Santos Abreu Sousa recordou-se do momento em que se associou. “Eu lecionava em São Paulo, no bairro de Perus, e um rapaz me ofereceu o título. Vi que as vantagens eram grandes, logo aceitei. Foi curioso porque paguei com cheque, mas esqueci de assiná-lo. À tarde, o rapaz precisou ir até minha casa, onde, enfim, conseguimos efetivar meu vínculo. Desde então, minha família aproveitou muito as unidades de lazer. E morei em diversas cidades, incluindo Marília.”

Hoje, Mirlei reside em Assis e tem retinose pigmentar, doença ocular que a fez perder toda a visão lateral dos dois olhos. “Essa condição me impede de frequentar a AFPESP como gostaria, até porque preciso de alguém para me acompanhar, mas fiquei imensamente emocionada por conseguir comparecer a esta homenagem tão carinhosa.”

0902 Imagem interna Evento Marilia 3.1Da esq. para a dir.: Artur Marques (presidente da Diretoria Executiva), Mirlei de Lourdes Santos (homenageada) e Claudio Plaschinsky (conselheiro vitalício). Foto: Carlos Marques

O diretor de escola aposentado José Rodrigues Branco teve a felicidade de reencontrar em Marília, onde mora, um querido familiar. “Confesso que não esperava que a entidade fosse tratar os associados mais antigos desta maneira tão especial. E ainda por cima com a feliz coincidência de receber a homenagem das mãos do meu primo [Adherbal Silva Pompeo, 1º tesoureiro da Diretoria Executiva], que há anos não via. Muito gratificante.”

0902 Imagem interna Evento Marilia 4Da esq. para a dir.: Artur Marques (presidente da Diretoria Executiva), José Rodrigues Branco (homenageado) e Adherbal Silva Pompeo (1º tesoureiro da Diretoria Executiva e primo do José). Foto: Carlos Marques

Com a primeira carteirinha da associação em punho, a escriturária aposentada Maria Nilbetis Silvestre contou que a aquisição do título foi uma estratégia matrimonial. “Eu trabalhava no Palácio do Governo, em São Paulo, quando apareceu um representante da AFPESP. Conforme ele foi me explicando os benefícios, principalmente turísticos, tomei uma sábia decisão. Eu estava prestes a me casar, e naquela época não havia sorteio de vagas nas unidades de lazer para quem estivesse em lua de mel. Então, não pensei duas vezes. E 60 anos depois, ao ser homenageada, vejo que valeu muito a pena.”

0902 imagem interna evento marilia 5Maria Nilbetis Silvestre (homenageada) com a primeira carteirinha da AFPESP. Foto: Carlos Marques

E não apenas a iniciativa de homenagear os associados recebeu elogios. O bancário aposentado Carlos Alberto Menezes Vilela, que completou 60 anos de associativismo, saiu de Paraguaçu Paulista e gostou muito do que encontrou em Marília. “Foram os 80 km mais bem percorridos que já vi. Este evento está espetacular: a organização, os comes e bebes, tudo. Se eu soubesse, tinha vindo antes [risos]. Ótimo, uma lembrança inesquecível.”

0902 Imagem interna Evento Marilia 6Da esq. para a dir.: Artur Marques (presidente da Diretoria Executiva), Carlos Alberto Menezes Vilela (homenageado) e Lizabete Machado Ballesteros (diretora econômico-financeira). Foto: Carlos Marques

A diretora de escola aposentada Arlete Mariano Orlandi seguiu com os elogios. “Desde o primeiro momento que cheguei aqui só recebi carinho, uma consideração singular. Nossa categoria, de professores, muitas vezes é desprezada, principalmente pelos governantes. Então, é uma grata surpresa tudo isso. A AFPESP é pioneira, pois faço parte de outras entidades e nunca fui acolhida assim. Só posso parabenizar a associação pelo cuidado e atenção conosco antes e durante o evento.”

0902 Imagem interna Evento Marilia 7Da esq. para a dir.: Artur Marques (presidente da Diretoria Executiva), Arlete Mariano Orlandi (homenageada) e Claudio Plaschinsky (conselheiro vitalício). Foto: Carlos Marques

A solenidade contou ainda com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Marília, Emerson Luiz Passini. “Sou funcionário público, estou com 26 anos de carreira e, para mim, este evento é inovador. Vemos a confiança entre a direção da AFPESP e seus associados. Há uma gratidão mútua. Espero que haja mais eventos iguais a esse.”

O vereador Elio Ajeka também acompanhou as homenagens. Representando a Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal de Marília, ele aproveitou a oportunidade para documentar votos de congratulações a todos os homenageados. “Momento oportuno. Conheço a AFPESP, minha esposa é associada, e não poderia deixar de prestigiar. A longa permanência dessas pessoas reflete a estrutura fantástica e a solidez da associação.”

0902 Imagem interna Evento Marilia 8Da esq. para a dir.: Emerson Luiz Passini (secretário de Agricultura), Elio Ajeka (vereador), Artur Marques (presidente da Diretoria Executiva), Jose Flavio Garcia (homenageado) e esposa, Lizabete Machado Ballesteros (diretora econômico-financeira), Claudio Plaschinsky (conselheiro vitalício) e Maria Cristina Cruz de Rezende Paoliello (conselheira) posam com requerimento da Câmara Municipal congratulando os homenageados. Foto: Carlos Marques

 

Veja a lista completa de homenageados:

60 anos de associativismo

Carlos Alberto Menezes Vilela – Bancário aposentado da antiga Nossa Caixa (hoje integrada ao Banco do Brasil)

Maria Nilbetis Silvestre – Escriturária aposentada

50 anos de associativismo

Arlete Mariano Orlandi – Diretora de escola aposentada

Aurea Moreira de Paula Pilla – Executiva pública aposentada da Divisão de Assistência Social

Claudio Antonio Plaschinsky – Assessor técnico procurador aposentado do Tribunal de Contas do Estado

Jose Flavio Garcia – Oficial de Justiça aposentado

José Rodrigues Branco – Diretor de escola aposentado

Marlene Camargo Barbosa – Professora aposentada

Mirlei de Lourdes Santos Abreu Sousa – Professora aposentada

Também participaram da solenidade: Lizabete Machado Ballesteros (diretora econômico-financeira); Adherbal Silva Pompeo (1º tesoureiro); Ana Maria Pereira Amaral (coordenadora de Meio Ambiente); Adevilson Custódio (conselheiro vitalício); Edson Toshio Kubo, Mário Miyahara, Maria Cristina Cruz de Rezende Paoliello e Orestes Gir Júnior (conselheiros); Cintia Borges Reolon (supervisora de Eventos/mestre de cerimônias) e Roseni Pieraço Silva (supervisora da UR).